quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Marcelo Araújo Aracnideos

Os aracnídeos são insetos como a aranha e o escorpião, nos aracnídeos há cefalotórax e abdome. No cefalotórax, há apêndices, ou 4 pares de pernas para a locomoção. Também tem as quelíceras que são órgãos situados na região bucal. Nas aranhas elas são os ferrões, que injetam veneno.

Nos escorpiões, são pequenas pinças que seguram o alimento junto a boca.

Os palpos, nas aranhas, são muito parecidos comas pernas, só que um pouco menores, e tem função sensorial, relacionada ao tato.

Nos escorpiões, eles são as grandes pinças, usadas para pegar suas presas, geralmente insetos.

Os aracnídeos respiram por filotraquéias, também denominadas pulmões foliáceos, as quais possuem lamelas que aumentam a superfície de troca gasosa no indivíduo. Nas aranhas, além das filotraquéias existem as traquéias, embora em algumas espécies menores a respiração seja cutânea. Os animais desta classe
 são geralmente carnívoros sendo todos predadores. Algumas espécies possuem glândulas inoculadoras de veneno com as quais podem matar ou imobilizar as suas presas que são capturadas e mortas com a ajuda dos pedipalpos e quelíceras. A digestão ocorre parcialmente fora do corpo ocorrendo através de enzimas que farão uma pré-digestão. O fluido alimentar é sugado por uma faringe bombeadora ou por um estômago bombeador, no caso das aranhas, sendo uma digestão lenta. É o veneno que paralisa e faz a pré-digestão dos tecidos, facilitando a digestão. A aranha possui uma glândula inoculadora de veneno para cada quelíceras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário